Depois de um ano inteiro de trabalho, estudo ou os dois chega a época de desacelerar, de buscar energias para o ano que está por vir. Muitas vezes sonhamos em ir para lugares paradisíacos. No entanto existem os paradisíacos luxuosos como as Maldivas e existem outros paraísos quase intocados como o arquipélago de San Blas ou  Kuna Yala (na língua nativa).

7722036188_57cd84fd67_o

Este arquipélago é composto por mais de 360 ilhas e apenas 50 são habitadas. Cada uma tem uma família indígena que é responsável. Depois de muita disputa por suas terras ricas em biodiversidade e ouro os índios finalmente conseguiram se impor como donos do lugar e proíbem investimento estrangeiro. Para quem quer vir passar uns dias terá que se preparar para algumas limitações. A hospedagem é feita em cabanas de palha, sem ar condicionado, frigobar e essas comodidades. A eletricidade é bastante difícil e normalmente só chega a noite. Internet esquece mal chega sinal se telefone.

Dito isso fica constatado este lugar é mesmo para desconectar do mundo acelerado que vivemos, para ter contato com a natureza em sua forma mais bruta. Ainda poucos brasileiros vêm por aqui, mas certamente você encontrará muitos europeus que já conhecem há muito tempo esse tesouro da costa do Panamá. É mais um lugar que o pequeno país reserva aos visitantes.


Compartilhar