Para os mais católicos e outros nem tanto é impossível visitar um país sem ir a uma igreja que seja. O fato é que quando visitamos estes templos temos uma ideia não só sobre a religiosidade do povo local como também de arquitetura e história. Normalmente é um passeio de paz e contemplação.

Juntamos aqui alguma das igrejas mais belas interessantes do mundo:

1 – A Sagrada Família, em Barcelona ainda é uma obra ainda inacabada. Cheia de detalhes e diferente do usual as 12 passagens bíblicas estão no seu exterior. Atribuída a Antoni Gaudí que levou a obra de 1883 até a sua morte em 1926 e depois por mais 10 anos levada por seu principal ajudante, a verdade é que seus desenhos originais se perderam durante a guerra civil espanhola, assim que atualmente a construção projetada para terminar em 2026 é uma inspiração do projeto original. Esta é considerada a obra prima do modernismo Catalão e fica no coração de Barcelona.

2 – Para quem gosta de cores, irá se deslumbrar com os vitrais de Sain Chapelle em Paris. A igreja de estilo gótico construída no início do sec. XIII, não é tão famosa quanto Notre Dame, mas certamente vale a visita.

3 – Uma igreja carregada de história e simbolismo é a Basílica de Santa Maria na Croácia. Construída inicialmente no início do sec. XIII já passou por diversas intervenções arquitetônicas desde sua inauguração. A última foi em 1891 quando se introduziu um estilo neogótico nas pinturas interiores. Aqui está uma placa de homenagem ao Papa João Paulo II que foi arcebispo da cidade antes de Papa. A cada hora não são badalos que se ouvem, aqui um trompetista toca uma melodia tradicional que é transmitida por rádio por todo o país.

4 – Quem não gostaria de estar perto dos Reis Magos? Pois a Catedral de Colônia na Alemanha guarda os sarcófagos dos Reis Magos. É a mais emblemática igreja alemã, iniciou sua construção no sec. XIII mas não foi terminada até o XIX por problemas de financiamento da obra.

5 – Construída no sec XIV a Catedral Ortodoxa de São Basílio, Rússia foi construída por ordem do Czar Ivan, o Terrível. O mais interessante é que o estilo desta construção não se parece com nenhum outro estilo de arquitetura da época no país, é algo totalmente vanguardista e inovador. Tanto que dizer que o czar deixou cego seu arquiteto para que não pudesse fazer outra obra tão espetacular novamente.


Compartilhar