Ultimamente está na moda fazer roteiros temáticos de viagem. Existe a rota dos vinhos, nós mesmos apresentamos uma viagem para Portugal focada nos vinhos e vilarejos “Pois Pois”, há também uma rota da cerveja pela Alemanha e porque não explorar países produtores dos melhores queijos do mundo?

Esta iguaria está presente em todo lugar e cada ponto que o produz faz de uma maneira peculiar, assim torna-se único.

  1. França
    O queijo é um dos prazeres gastronômicos mais emblemáticos da França, até que o país se converteu em um dos principais produtores de queijo do mundo. Existem tantos tipos que se costuma dizer que aqui existe um queijo diferente para cada dia do ano e ainda faltaria dia para provar todos. De vaca, de ovelha, de cabra, curado, semicurado, frescos, azul… Um autêntico paraíso para os amantes do queijo, mas sem dúvida, os mais conhecidos são o Brie, o Cammembert, o Crottin de Chavignol e o Roquefort.

  1. Holanda

Se tem uma coisa que a Holanda pode ficar orgulhosa em sua gastronomia é em relação aos queijos. Este país vem há séculos produzindo alguns dos queijos mais conhecidos do mundo, desde a época medieval. De lá pra cá, o queijo Gouda se vende facilmente em qualquer mercado do mundo. Assim como o queijo semicurado Edam ou o semiduro Massdam (perfeito para juntar com um sabor doce). Existem muitos tipos mais, mas somente o Gouda representa mais de 60% da produção total. Então, se vai passar pela Holanda, recomendamos encarecidamente que visite os mercados de queijo tradicionais em Edam, Hoorn, Gouda e Woerden.

  1. Espanha

     Aqui a produção é levada a sério. O país tem nada menos que 32 queijos protegidos com denominação de origem. Por incrível que pareça a Espanha é um dos principais países produtores de queijo do mundo, com mais de 100 variedades. O mais emblemático dos queijos espanhóis é sem dúvida o manchego, originário da região homônima que também divide sua fama com o Crabrales, originário de Astúrias e com o Idiazábal, feito no País Vasco e em Navarra. O certo é que assim como na França tem de todo tipo: de cabra, de vaca, de ovelha, curado, cremoso, semicurado…

Aqui temos o bastante para começar a montar um roteiro na medida para os amantes do queijo.


Compartilhar