Monumento da UNESCO e uma das cidades mais encantadoras do mundo.

Para quem está na dúvida se vale a pena mesmo ir à Praga, capital da República Tcheca, listaremos aqui algumas razões para que você decida colocar esta cidade no seu caderninho das próximas viagens.  Você já ouviu falar em relógio astronômico? Pois era muito usado pelos astrônomos da Idade Média e até hoje funciona na parede dos fundos da prefeitura da cidade velha. O Orloj, como é chamado, é composto de três componentes principais: o mostrador astronômico, que representa a posição do Sol e da Lua no céu; a ”Caminhada dos Apóstolos” representada a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses ou signos do zodíaco.

orloj

Ainda na parte velha deixe-se perder pelas ruelas do bairro judeo, eternizadas pelos romances do mais famoso escritor do país, Franz Kafka. Como toda cidade antiga Praga é cheia de lendas, a mais famosa é sobre a existência e Gólem, que era uma criatura feita por um rabino com barro e água para na maior parte das vezes proteger a cultura judaica.

golem

As margens do rio Moldava que corta a cidade, é convidativo sentar por um momento num café qualquer e apreciar a vista e o ritmo da cidade ao lado de importantes lojas de moda. Outro programa interessante seria fazer um cruzeiro pelo rio, passando pela ponte de Carlos. Mais uma expoente do estilo gótico que permeia a cidade.

praga-rio-moldava

Então se por um momento Praga te encantou não deixe de visitar o bairro de Malá Strana, o castelo de Praga e seus belíssimos jardins. Também visite Petřin, um mirante que lembra a Torre Effeil de Paris. Cada um dos bairros da cidade tem seu ambiente peculiar e um encanto excepcional. Praga se apresenta como uma cidade versátil e que pode ser de vários estilos: é romântica, e apressada, antiga e moderna, mas sobre tudo, é uma cidade totalmente cosmopolita acostumada a receber estrangeiros.


Compartilhar