Lake Desire, Chile - A importância do seguro viagem

Da mesma maneira que nos dedicamos a escolher um destino, organizar o roteiro, comprar as passagens aéreas e fazer as reservas dos hotéis, não devemos deixar de lado o quesito segurança. Em alguns lugares, o seguro viagem internacional é obrigatório, como nos países da Comunidade Europeia. Trata-se de uma medida preventiva necessária diante de imprevistos que possam ocorrer numa viagem.

Em 2013, um acidente envolvendo dois balões na região da Capadócia, na Turquia, deixou mais de 20 pessoas feridas e 3 vítimas fatais. Neste caso, a companhia responsável pelos balões assumiu a responsabilidade e arcou com os custos médicos das vítimas. Ainda assim, os acidentes podem não envolver uma empresa, e o próprio turista terá que assumir todo o custo de hospitais e medicamentos no exterior.

O seguro oferece assistência para viajantes durante sua permanência e retorno. É uma medida de prevenção importante que, além de garantir as despesas médicas, concede assistência quanto a diárias por atraso de voos, extravio ou danificação de bagagens, contração de alguma doença ou até mesmo casos piores, como um acidente fatal, que pode acarretar custos altos de traslado.

O seguro de viagem pode ser contratado através de um corretor ou em agências de viagem. Os planos são diversificados, e os valores variam conforme o tipo de cobertura e a idade do contratante.

Turistas brasileiros que são filiados ao INSS dispõem de assistência médica gratuita em oito países: Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Uruguai, Argentina, Chile e Cabo Verde. Para garantir este direito, o viajante deve tirar o Certificado de direito à assistência médica durante estadia temporária, emitido nas representações estaduais do Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Não há cobrança de taxa para emissão deste Certificado.


Compartilhar