Quito e avenida dos vulcões - Quito

Visitando: Quito, Otavalo, Parque Nacional Cotopaxi, Baños, Riobamba, Nariz del Diablo, Ingapirca e Cuenca

INCLUI

  • 3 noites de hospedagem em Quito
  • 1 noite de hospedagem em Baños
  • 1 noite de hospedagem em Riobamba
  • 2 noites de hospedagem em Cuenca
  • Café da manhã diário
  • 4 almoços e 3 jantares durante a programação
  • Traslados aeroporto/hotel/aeroporto
  • Meio dia de city tour incluindo a Mitad del Mundo, onde é possível pisar nos hemisférios Norte e Sul
  • Excursão ao Mercado Indígena de Otavalo

DIA 1 - QUITO

Chegada, recepção e traslado ao hotel selecionado para acomodação

DIA 2 - QUITO / LATITUDE ZERO

Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o centro colonial de Quito é o maior e melhor preservado da América Latina. A visita começa na Plaza de la Independencia, onde ficam a Catedral, o Palácio Presidencial, o Município e o Palácio Arcebispal. Destaque, também, para a Igreja da Companhia de Jesus e seu belíssimo interior dourado. Em seguida, visita ao Monastério de San Francisco, um dos principais monumentos religiosos do Mundo Novo. Sua fachada e átrio são impressionantes, assim como seu interior barroco influenciado pelo estilo mourisco, com a Virgem Alada de Quito no altar principal. O passeio segue em direção ao Monumento Equatorial, 25 km ao norte de Quito, que marca a metade exata da Terra, ou latitude zero, onde se pode parar com um pé em cada hemisfério. Visita ao Museu Etnográfico dentro do monumento, que mostra os diversos grupos indígenas que habitam o Equador. Junto ao monumento está o povoado colonial e sua Plaza Principal, igreja, correio, a Plaza de Toros, restaurantes e muitas lojas de artesanato. Retorno ao hotel em Quito e restante do dia livre (café da manhã incluso)

DIA 3 - QUITO / MERCADO DE OTAVALO

Partida rumo ao norte, à terra dos otavaleños e à feira indígena mais famosa da América do Sul. Parada em Calderón, um pequeno povoado que manteve viva a tradição de elaborar figuras coloridas com massa de pão, representando bonecas, lhamas, flores e enfeites natalinos. Depois de cuidadosamente elaboradas à mão com massas de diversas cores, as figuras são cozidas e recebem uma camada de verniz. A viagem continua pela Rodovia Panamericana, atravessando paisagens montanhosas até o mercado de tecidos de Otavalo, onde se pode visitar muitas lojinhas que vendem ponchos, xales, cobertores, tapeçarias, cintos de tecido (faixas), chapéus, carteiras e muito mais. Aqui os otavaleños vendem em silêncio, em claro contraste com o barulho dos outros mercados, e consegue-se negociar os melhores preços. Em seguida, visita a Peguche, um pequeno povoado indígena muito próximo a Otavalo, onde vivem os artesãos que tecem em suas casas. É um ótimo local para aprender sobre a cultura e as crenças locais. Almoço em uma das pousadas ou fazendas da área. Retorno ao hotel em Quito e restante do dia livre (café da manhã e almoço inclusos)

DIA 4 -  QUITO / PARQUE NACIONAL COTOPAXI / FAZENDA SAN AGUSTÍN DEL CALLO / PATATE

Pela manhã, saída em direção ao sul pela Rodovia Panamericana para visitar o Parque Nacional Cotopaxi, um santuário ecológico de 36 mil hectares ao redor do vulcão Cotopaxi, que se eleva 5897 metros acima do nível do mar. A paisagem sempre verde da Serra Equatoriana, ao longo de vales e montanhas com cultivos multicoloridos, é um dos maiores atrativos da viagem. Após um trajeto de cerca de 1h30, chegada à entrada principal do parque. Continuação por um caminho de terra por mais uma hora até o Centro de Interpretação do Parque Nacional, onde os viajantes poderão assistir a uma palestra introdutória sobre o habitat andino, sua flora e fauna. No parque, é possível observar diversas espécies de aves ao redor da Lagoa de Limpiopungo e, ocasionalmente, cavalos selvagens. Em dias claros, o cone nevado do vulcão Cotopaxi é um magnífico pano de fundo. Ao pé do vulcão se encontra uma fazenda com paredes de construção inca perfeitamente preservadas ao longo dos séculos, uma verdadeira joia arqueológica, onde será servido o almoço. Logo após a refeição, encontro com as lhamas da fazenda e passeio pela plantação de rosas, onde flores de muitas variedades e cores são cultivadas para exportação. Descida em direção a Patate, para pernoite numa fazenda com mais de 300 anos de idade. Neste povoado entre as montanhas, ao entardecer, se contam histórias dos que foram em busca do tesouro dos incas nas proximidades de Llanganatis para nunca mais voltar (café da manhã, almoço e jantar inclusos)

DIA 5 - BAÑOS / ROTA DE LAS CASCADAS / AMBATO / ARENAL / RIOBAMBA

Após o café da manhã, viagem por uma rota com vista para o desfiladeiro do rio Pastaza até o povoado de Baños, ao pé do vulcão Tungurahua, de onde emergem as águas termais que lhe dão o seu nome. Tomando a Rota das Cascadas até o Pailón del Diablo, os mais aventureiros poderão descer (dificuldade mediana) para observar de perto a impressionante cascata, rodeada por vegetação subtropical e orquídeas. Os que preferirem podem apreciar a força das águas a partir de um mirante, sem precisar descer. Almoço em uma fazenda ou pousada nos arredores. À tarde, caminhada por Baños, onde pessoas de todas as partes do mundo se misturam aos locais que fazem peregrinações até o Santuário da Virgem de Água Santa. A partir daqui, a rota até Riobamba é montanha acima, até as proximidades do vulcão Chimborazo, o monte mais alto do Equador e reserva onde passeiam as vicunhas. Os fotógrafos se deleitarão nesta rota. Jantar e acomodação em Riobamba (café da manhã, almoço e jantar inclusos)

DIA 6 - RIOBAMBA / ALAUSÍ / NARIZ DO DIABO / ALAUSÍ / INGAPIRCA / CUENCA

Após o café da manhã, saída em rota contornando os Andes e passando por vilas indígenas e terras cultivadas, onde é produzida a maior parte dos cereais do Equador. Após cerca de duas horas de viagem, chegada à pequena cidade de Alausí, o coração da reabilitação da Companhia Ferroviária Equatoriana nos últimos anos. Um esforço grande foi feito para restaurar o trem de cem anos de idade à sua antiga glória: estações foram reformadas, trilhos substituídos, motores e estofados renovados e, o mais importante, as comunidades locais ao longo da rota foram envolvidas no projeto. O ponto alto do dia é a descida de 800 metros em ziguezague pela rocha do Nariz do Diabo. Embaixo, encontra-se a renovada Estação de Sibambe. Aqui, visita ao museu Condor Puñuna, construído e administrado pela comunidade nizag. O apito do trem sinaliza a volta a bordo para o retorno à Estação de Alausí, onde será servida uma refeição leve. Continuação da viagem em direção ao sul, visitando a Fortaleza de Ingapirca no meio do caminho. Chegada a Cuenca no final da tarde para jantar e acomodação (café da manhã, almoço e jantar inclusos)

DIA 7 - CUENCA

A terceira maior cidade do Equador, Cuenca ainda retém o seu agradável ar provinciano, com trechos de terra vermelha, ruas de pedra, praças floridas e museus. O passeio pela cidade inclui a Praça de San Sebastián, um colorido mercado onde se vende artesanato, e o Museu de Arte Moderna, com mostras de coleções de arte contemporânea de excelente nível. Em seguida, visita ao mercado de flores na pequena praça que fica em frente à entrada de pedra esculpida da Igreja Carmen de La Asunción. De lá, o passeio segue a uma praça maior, rodeada pelos domos azuis da imponente Catedral, pelo Palácio da Justiça, pelo Palácio Municipal, pelo Palácio de Governo e pela Igreja do Sacrário. Um passeio ao Largo do Rio Tomebamba permite admirar as antigas casas e observar a vida cotidiana ao longo do rio. O almoço será servido em um dos excelentes restaurantes da cidade. À tarde, visita à oficina de cerâmica de Vega e a uma oficina onde se confeccionam os chapéus-panamá de palha toquilla da melhor qualidade. Retorno ao hotel e noite livre (café da manhã e almoço inclusos)

DIA  8 - CUENCA / QUITO

Hospedagem até as 12h. Em horário previamente confirmado, traslado ao aeroporto para embarque com destino a Quito e conexão ao próximo destino (café da manhã incluso)

OBSERVAÇÕES

  • O itinerário deste programa prevê passeios e caminhadas em altitudes que poderão variar entre 2500 e 3900m
  • As temperaturas poderão variar de 6ºC à noite até 25ºC durante o dia
  • Mesmo em dias ensolarados, recomendamos:
    • Vestir-se em camadas, com camisetas, blusas ou suéteres e jaquetas
    • Usar jaquetas impermeáveis tipo "corta-vento"
    • Usar chapéus ou bonés, protetor solar e óculos de sol
    • Calçar sapatos próprios para caminhadas
  • A operação de trem está diretamente ligada à Empresa Ecuatoriana de Ferrocarriles. Os horários estão sujeitos a alterações sem aviso prévio

SERVIÇOS INCLUSOS

  • Hospedagem em hotéis da categoria escolhida, em apartamento duplo com banheiro privativo
  • Café da manhã completo (tipo buffet ou americano) diariamente
  • Traslados privativos e/ou regulares entre os aeroportos e hotéis, conforme especificado nos roteiros, com assistência em espanhol e/ou português
  • Passeios mencionados nos roteiros
  • Passagem aérea em classe econômica promocional para o trecho Cuenca/Quito
  • Cartão de Seguro e Assistência Internacional Assist-Card, plano Classic (válido somente para pessoas de até 64 anos de idade). Fale com nossos consultores para saber mais sobre as condições gerais, coberturas deste plano para passageiros com 65 anos ou mais e informações sobre os adicionais

SERVIÇOS NÃO INCLUSOS

  • Passagem aérea nacional e/ou internacional (fale com nossos consultores)
  • Despesas com documentação (passaporte, vistos, etc.)
  • Refeições não mencionadas na programação
  • Despesas extras de caráter pessoal, como telefonemas, lavanderia, gorjetas etc.
  • Qualquer serviço não mencionado em "Serviços Inclusos"

VISTOS (portadores de passaporte brasileiro)

  • Nenhum

VACINAS

  • Nenhuma

Compartilhar
8
Dias



FOTOS

  • Quito e avenida dos vulcões - Baños
  • Quito e avenida dos vulcões - Quito
  • Quito e avenida dos vulcões - Quito